Lolly Baby

Empresa
Blog
Produtos
Onde comprar
Trabalhe Conosco
Contato
Home > Blog > O perigo das queimaduras em crianças

O perigo das queimaduras em crianças



O perigo das queimaduras em crianças

As queimaduras são acidentes muito frequentes que acometem crianças e adolescentes no ambiente doméstico, principalmente na cozinha. Em muitos casos, o tratamento é demorado, doloroso e deixa sequelas físicas e psicológicas para sempre.

As queimaduras por líquidos quentes (água, café, leite) são as mais frequentes e, em geral, acometem as camadas mais superficiais da pele. Já as queimaduras por chama (fogo), tem maior gravidade, são mais extensas e profundas. O álcool é um importante agente causador.

Queimaduras também acontecem por contato com objetos quentes (ferro de passar roupa, utensílios de cozinha), exposição à eletricidade (tomadas, fios desencapados, fios de alta tensão, aparelhos elétricos), substâncias químicas (soda cáustica) e irradiação solar (exposições prolongadas ao sol).

Tanto a profundidade quanto a extensão das lesões são importantes para determinar a gravidade. As queimaduras superficiais e de pequena extensão tendem a não deixar cicatrizes e podem ser tratadas em casa com acompanhamento médico.

Já as vítimas de queimaduras profundas e extensas ou em áreas especiais como face, mãos, pés e genitais, queimaduras elétricas, com suspeita ou confirmação de maus-tratos ou de inalação de fumaça, necessitam ser internadas para tratamento. Além de desidratação, o paciente pode evoluir com desnutrição, insuficiência renal, anemia, diminuição da resistência às infecções e óbito.

As queimaduras rompem a integridade da pele e podem favorecer a contaminação pelo bacilo causador de tétano, portanto, medidas para prevenção do tétano devem ser avaliadas.

A evolução final da cicatriz pode demorar de seis a dezoito meses. Alterações da cor, da elasticidade da pele, retrações, cicatrizes e maior predisposição ao câncer de pele são observadas. Em alguns casos, há necessidade de cirurgias reparadoras ao longo da vida.

O mais importante é prevenir as queimaduras: limite o acesso da criança à cozinha, use os queimadores de trás do fogão e deixe os cabos das panelas voltados para dentro. Guarde fósforos, isqueiros e não tenha álcool e outros produtos inflamáveis em casa. Nunca utilize álcool para acender fogo. Cuidado ao utilizar velas, lamparinas e lampiões. Ao preparar o banho do bebê coloque primeiro a água fria e a seguir tempere com água quente. Não deixe seu filho brincar com bombinhas e fogos de artifício. Ensine-o a brincar de pipa longe dos fios de alta tensão. Proteja as tomadas e substitua os fios desencapados. Deixe o ferro de passar roupa e aparelhos elétricos fora do alcance das crianças.

Se mesmo com todo o cuidado a criança se queimar, banhe as lesões com água fria durante 5 a 10 minutos. A água alivia a dor, limpa a lesão e impede o aprofundamento da queimadura. Não fure as bolhas e não passe nada nas lesões. Pomadas, clara de ovo, pó de café, pasta de dente, dentre outros, além de não trazerem qualquer benefício, favorecem infecção.

 



PUBLICADO EM: 28/11/2017

Avenida Dr. Sebastião Armelin, 690
Bairro Corte Preto - Capivari - SP
CEP 13360-000
Telefone: (19) 3492-8270 sac@lollybaby.com.br
Área restrita
Login


© 2016 Lolly. Todos os direitos reservados.