Lolly Baby

Empresa
Blog
Produtos
Onde comprar
Trabalhe Conosco
Contato
Home > Blog > Dormindo bem

Dormindo bem



Dormindo bem

Os recém-nascidos dormem bastante, entre 17 e 18 horas por dia nas primeiras semanas de vida e 15 horas por volta do terceiro mês. Ainda assim, eles quase nunca dormem mais que três ou quatro horas por vez, seja durante o dia ou à noite. E o que isso quer dizer? Você também não terá muitas horas de sono seguidas.

Para que seu filho durma a noite toda, num futuro não muito distante, é preciso estabelecer uma boa rotina desde bem cedo.

Veja algumas ideias para ajudar seu filho a se preparar para uma boa noite de sono:

Aprenda a entender os sinais que indicam cansaço - nas primeiras seis a oito semanas de vida, o bebê não consegue ficar acordado por mais que duas horas por vez.

Se você esperar muito mais que isso para colocá-lo para dormir, ele estará cansado demais e não vai conseguir adormecer com facilidade, por incrível que pareça.

Preste atenção nos sinais de cansaço. Ele está esfregando os olhos? Não para de mexer na orelha? Está com olheiras?

Se você notar essas indicações, ponha logo o bebê no berço ou num carrinho, ou outra superfície segura. Dessa forma, dependendo do temperamento dele, ele talvez já vá aprendendo a dormir sem ser no colo.

Muitas famílias não vêm nenhum problema em ninar o bebê sempre no colo para dormir, especialmente as adeptas da chamada criação com apego.

Comece a ensinar a diferença entre dia e noite - alguns bebês são mais notívagos (algo que você pode até ter percebido durante a gravidez) e estarão com toda a energia quando você se prepara para pegar no sono. Nos primeiros dias, não há muito o que se fazer quanto a isso. Mas, quando o bebê tiver por volta de 2 semanas, você pode começar a fazê-lo distinguir o dia da noite.

Algumas dicas para durante o dia:

Mantenha a casa bem iluminada.

Não se preocupe em evitar os barulhos da rotina doméstica, como o telefone, as conversas ou o aspirador de pó, mesmo que ele esteja dormindo.

Se ele costuma dormir durante todas as mamadas, acorde-o, procure conversar e cantar.

Brinque o máximo que puder.

Algumas dicas para durante a noite:

Tente não fazer gracinhas quando for amamentá-lo.

Acenda o mínimo de luzes e faça pouco barulho.

Deixe que o bebê adormeça por conta própria.

Quando ele tiver por volta de 6 a 8 semanas, tente deixar o bebê adormecer sozinho. Coloque-o no berço quando ele parecer cansado, mas ainda estiver acordado.

Para estabelecer um padrão de sono, é importante seguir a mesma rotina de dormir todos os dias.

Algumas estratégias em relação a problemas para dormir

Ainda é bem cedo, mas seu filho precisa gradualmente aprender a dormir a noite inteira.

Especialistas divergem sobre a melhor forma de se fazer isso, e há muitas filosofias, bem diferentes entre si, e bastante polêmicas.

A distinção básica entre elas é a postura diante do choro. Algumas técnicas defendem que é preciso deixar a criança chorar, para que ela aprenda a dormir sozinha. Outras preferem privilegiar o contato físico e afetivo com o bebê, como forma de lhe transmitir segurança.

Até os 3 meses, é inevitável que seu filho acorde à noite, portanto não adianta criar expectativas de que ele já comece a dormir a noite inteira. Até os 5 ou 6 meses, é provável que ele ainda acorde para mamar.

A partir daí, talvez ele não precise mais da mamada da madrugada.

Desde já, porém, você já poder ir se preparando para dar a ele bons hábitos de sono. A criação de um ritual da hora de dormir é um deles.

A verdade é que não há jeito "certo" de fazer seu filho dormir a noite toda quando crescer mais um pouco. Você tem que escolher um método que se ajuste à maneira de ser de sua família e seja confortável para seu coração de mãe.

Fonte: Baby Center



PUBLICADO EM: 17/10/2018

Avenida Dr. Sebastião Armelin, 690
Bairro Corte Preto - Capivari - SP
CEP 13360-000
Telefone: (19) 3492-8270 sac@lollybaby.com.br
Área restrita
Login


© 2016 Lolly. Todos os direitos reservados.