Lolly Baby

Empresa
Blog
Produtos
Onde comprar
Trabalhe Conosco
Contato
Home > Blog > Cólicas do bebê

Cólicas do bebê



Cólicas do bebê

O choro é a principal comunicação do bebê com o mundo que o rodeia. 

Ele chora essencialmente por dois motivos -  primeiro é o choro de pedido: estou com fome, é o mais comum; preciso que me troquem pois estou com cocô e/ou xixi; preciso que tirem um pouco desta roupa porque estou com calor, porque o calor incomoda muito; choro porque quero passear e finalmente ele chora porque quer um aconchego da mãe, um colo extra. A segunda causa de choro do bebê é por dor.

A principal causa do choro por dor é a cólica intestinal. As diferenças entre o choro de pedido e o choro de dor são: no choro de pedido ele chora apenas com os olhos fechados e a intensidade do choro não é tão intensa, e quando solucionamos a causa do choro, ele se cala.

No choro de dor, ele fecha os olhos, o som é bem forte e estridente, ele fecha fortemente as mãos e puxa as pernas, e se verificarmos todas as causas anteriores de choro, mesmo assim ele não para de chorar.

Geralmente a cólica tem a duração de até uma hora.

A principal causa da cólica exagerada é de origem alimentar, se estiver mamando no peito, é sem dúvida da dieta da mãe ou da lactose do leite materno. Os principais alimentos que produzem cólicas são o leite de vaca e derivados, os líquidos gaseificados como refrigerantes, cervejas e outros, e os legumes verde escuros como brócolis, espinafre e repolho, frutos do mar, além do feijão e derivados. Normalmente a cólica acontece de 2 a 5 horas após a ingestão do alimento responsável, por isso a mãe deve fazer o levantamento da última refeição e ver o que de diferente ela ingeriu.

Outra causa de cólica é a quebra da rotina e a excitação do bebê; quando ele é exposto a situações com outra pessoas, que falam muito alto, pegam o bebê no colo, essa exposição o deixa estressado e a maioria dos bebês acaba tendo o tubo intestinal como órgão de choque, e como consequência vai apresentar dor e cólica.

Outra causa é o estado emocional da mãe, se ela está muito estressada pode também passar para o bebê e ele terá cólica como consequência.

Alguns cuidados podem contribuir para aliviar a cólica:

- Colocá-lo de bruços. 

- Fazer compressa com uma fralda morna ou uma bolsa de gel aquecida sobre a barriga dele.

Converse com o seu pediatra para descobrir as possíveis causas e como amenizar o incômodo.


PUBLICADO EM: 16/11/2015

Avenida Dr. Sebastião Armelin, 690
Bairro Corte Preto - Capivari - SP
CEP 13360-000
Telefone: (19) 3492-8270 sac@lollybaby.com.br
Área restrita
Login


© 2016 Lolly. Todos os direitos reservados.