Lolly Baby

Empresa
Blog
Produtos
Onde comprar
Trabalhe Conosco
Contato
Home > Blog > Queimaduras: primeiros socorros

Queimaduras: primeiros socorros



Queimaduras: primeiros socorros

Estima-se que todos os anos pelo menos 300 mil crianças sofram acidentes com queimaduras  e a maioria acontece em casa. A curiosidade infantil é um dos piores inimigos nesses eventos: os pequenos facilmente se interessam por mexer em cabos de panelas, fios elétricos, fogão, lareira, velas. Sem muita noção do perigo, eles acabam se machucando. Segundo a Sociedade Brasileira de Queimaduras, o incidente mais comum entre as crianças até 6 anos de idade são as escaldaduras, ou seja, queimaduras causadas por líquidos quentes. Na faixa etária dos 8 aos 12 anos, as lesões mais frequentes são causadas pelo contato com combustíveis inflamáveis, como gasolina, querosene e álcool de uso doméstico.

 

Cerca de 70% dos acidentes envolvendo queimaduras e crianças ocorrem em casa, especialmente na cozinha, e poderiam ser evitados com simples medidas preventivas, tais como não deixar os pequenos sozinhos na cozinha, nem cozinhar com eles no colo; nunca deixar cabos de panela virados para fora do fogão; não forrar mesas de refeição com toalhas compridas que possam ser puxadas; não deixar copos e panelas com líquidos ou comidas quentes nas beiradas de móveis; testar a temperatura dos alimentos que as crianças consomem e testar a temperatura do banho dos bebês. Além disso, é importante conscientizar os pequenos e os mais grandinhos do perigo das queimaduras, pedindo que sempre evitem lidar com utensílios e produtos que possam causar acidentes.

Mas quando eles ocorrem, é preciso tomar os primeiros cuidados no local do ferimento:

- Esfrie a área queimada, deixando-a debaixo de água em temperatura ambiente por aproximadamente 20 minutos.

- Cubra a área queimada com uma gaze limpa.

- Procure ajuda médica urgente em casos graves.

 

O que jamais deve ser feito:

- Não utilize gelo para resfriar a área queimada, pois ele pode causar congelamento e piorar o estado da pele.

- Jamais aplique produtos caseiros na área, tais como manteiga, pasta de dentes, loções e cremes não específicos para queimaduras.

- Não estoure as bolhas que se formam na área queimada após um tempo.

 

 

Mesmo nos casos mais simples de queimaduras, recomenda-se que um médico pediatra seja consultado em até 3 dias depois do acidente, principalmente no caso de crianças até 6 anos, que têm a pele mais sensível. 



PUBLICADO EM: 13/02/2016

Avenida Dr. Sebastião Armelin, 690
Bairro Corte Preto - Capivari - SP
CEP 13360-000
Telefone: (19) 3492-8270 sac@lollybaby.com.br
Área restrita
Login


© 2016 Lolly. Todos os direitos reservados.