Lolly Baby

Empresa
Blog
Produtos
Onde comprar
Trabalhe Conosco
Contato
Home > Blog > Saúde bucal dos bebês

Saúde bucal dos bebês



Saúde bucal dos bebês

Uma dúvida recorrente de pais e mães é sobre quando se deve começar a escovar os dentes dos filhos. Na verdade, nem é preciso esperar nascerem os dentes para começar a higiene bucal de uma criança. Especialistas recomendam que os cuidados devem se iniciar a partir do nascimento do bebê e continuar até o momentos em que os pequenos passem a fazer toda a higiene dos dentes sozinhos, em torno dos 10 anos.

 

“Já nos recém-nascidos, a limpeza deve ser feita com uma gaze ou fralda umedecida em água limpa para remover os resíduos de leite na boca”, recomenda Adriana Barreiros, especialista em odontopediatria. A dica vale especialmente se o bebê faz uso de aleitamento artificial, complementado com farinhas. Quando o bebê é alimentado exclusivamente com o leite materno, pode-se iniciar a higiene bucal a partir da erupção do primeiro dente de leite.

 

A higiene pode ser feita na hora do banho, não necessariamente após as refeições. O importante é  remover a placa bacteriana duas vezes ao dia. A dedeira de borracha é um acessório que pode auxiliar bastante.

 

A higiene da boca está diretamente ligada à alimentação. Na fase em que aparecem os dentinhos, em geral, é quando a nutrição do bebê muda para papinhas, sopinhas e frutas. É neste momento que a limpeza passa a ser primordial.

 

A escova infantil, pequena e com cerdas macias, pode começar a ser utilizada a partir do momento em que os molares aparecem, pois as cerdas precisam entrar nos sulcos dos molares.

 

O momento ideal para iniciar o uso da pasta de dente e do fio dental é outra dúvida comum entre os pais. O creme dental fluoretado só deverá ser utilizado a partir dos dois ou três anos de idade, quando a criança souber cuspir completamente o seu excesso. Antes disso, pode-se utilizar a escova sem pasta, ou com uma pasta de dente sem flúor. A partir dos quatro ano, pode-se usar a quantidade de pasta do tamanho de uma ervilha, sempre com a supervisão dos responsáveis. O creme dental deve ficar sempre fora do alcance da criança e é preciso ensinar as crianças a cuspir.

 

Ainda na dentição de leite, em geral entre os dois e seis anos, os pais já devem iniciar as crianças no hábito do uso diário do fio dental. Os responsáveis podem ajudá-las a aprender como usar o fio dental, à medida em que as crianças desenvolvem a destreza com as mãos. A idade em que começam a desenvolver a capacidade de usar fio dental por si mesmas é ao redor dos 10 anos de idade.

 

Anote algumas dicas preciosas para garantir uma dentição perfeita em crianças, e  que as ajudarão a tornarem-se adultos de sorrisos bonitos. Os pais devem dar o exemplo com alimentação e higiene para garantir dentes saudáveis a seus filhos.

 

A primeira visita ao odontopediatra pode ser antes do primeiro dentinho, mas o próprio pediatra pode orientar sobre as necessidades de higiene bucal nos primeiros meses de vida.



PUBLICADO EM: 15/03/2016

Avenida Dr. Sebastião Armelin, 690
Bairro Corte Preto - Capivari - SP
CEP 13360-000
Telefone: (19) 3492-8270 sac@lollybaby.com.br
Área restrita
Login


© 2016 Lolly. Todos os direitos reservados.