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A importância da água para as crianças



A importância da água para as crianças

Refrigerantes, sucos, achocolatados, bebidas lácteas, tudo isso pode e deve ser trocado pela água, muito mais benéfica e barata.

 

No dia a dia, muitas pessoas bebem pouca água, isso inclui as mamães e futuras mamães, esquecendo que seu corpo é constituído por cerca de 65% de água. O que isso representa?

 

Em consequência desse mau hábito, as mamães não oferecem água para seus filhos, ignorando a importância da hidratação diária das crianças. Lembrando que a criança, ao nascer, é constituída de aproximadamente 79% de água, de 70 a 75% nas primeiras semanas de vida e, no primeiro ano de vida, atinge de 60 a 65%.

 

Um bebê que é amamentado não necessita de água, chá ou suco. O leite materno oferece ao bebê até os seis meses de idade quantidade de água suficiente para sua hidratação.

 

Como o estômago e intestino do bebê até os seis meses de vida ainda estão imaturos, mesmo uma “inocente” água pode provocar diarreia e vômitos, aumentando as chances de desidratação.

 

Por isso, nessa etapa da amamentação, quem precisa de muita água para garantir quantidade o leite materno é a mamãe.

 

Para os bebês alimentados com fórmulas, leite de vaca ou que já passaram dos seis meses e que já introduziram outros alimentos e sua dieta, a oferta de água é extremamente importante.

 

Ofereça água quando a criança estiver acordada. Deve-se aumentar a oferta de líquidos nos dias quentes e quando o bebê estiver com febre. Crianças precisam mais de água do que um adulto, pois são mais suscetíveis ao stress por calor, já que possuem pouca massa corporal e, com isso, absorvem mais calor.

 

Também transpiram menos que os adultos, tendo assim menos capacidade de dissipar o calor do corpo.

 

Água para recuperar as energias - crianças que realizam atividade física merecem maior atenção, especialmente em temperaturas quentes. Ofereça água constantemente, pois os pequenos são menos sujeitos a sentir sede durante uma atividade e podem não sentir a necessidade de beber água mesmo quando o corpo precisa.

 

A água se faz necessária para o crescimento das crianças e para o melhor funcionamento do organismo, melhorando as funções dos rins, bexiga e intestino. As frutas, sucos, legumes e verduras também são fontes de água para o corpo humano. Mas as crianças devem beber pelo menos quatro copos com água fervida ou filtrada para garantir a harmonia do seu corpo.

A boa hidratação da criança previne a prisão de ventre, pois a água melhora o trânsito intestinal e umidifica as fezes.

Caso a criança perca muita água através de transpiração excessiva ou pelo trato gastrointestinal, como febre, diarreia ou vômito, consulte um pediatra e verifique a necessidade de se aumentar a ingestão de água para garantir a perfeita hidratação do seu filho.

As mamães nunca devem esquecer que seus filhos necessitam repor líquidos mais cedo e com maior frequência e que eles não tomam instintivamente a quantidade suficiente de líquidos para repor a água perdida. Portanto, água neles!

 

Dicas importantes

  • Prefira água ao invés de sucos, mesmo os naturais. Se mesmo assim a vontade falar mais alto, prefira sucos que normalmente são preparados com água, como a limonada, a laranjada, ou qualquer fruta batida com água. Evite a todo custo os sucos industrializados (em caixinha, em saquinho, em potinho, em garrafa).
  • Quando sentimos sede é porque a desidratação foi iniciada. Então, estimule a ingestão de água ao longo do dia para não sentir sede.
  • Quando as crianças estão brincando, fica difícil convencê-las a interromper a brincadeira, nem que fiquem apertados para fazer xixi ou com a garganta seca de sede. Para evitar que isso aconteça, chame-a e pergunte se precisa ir ao banheiro e faça com que beba água.



PUBLICADO EM: 29/03/2016

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