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Atividades físicas para crianças



Atividades físicas para crianças

Hoje em dia já se sabe dos benefícios dos exercícios físicos para crianças pequenas.

No Canadá, após a avaliação de vários estudos científicos, desenvolveu-se um consenso sobre a prática. A avaliação está de acordo com outros estudos dos Estados Unidos, Reino Unido e Austrália, que preconizam as mesmas recomendações.

A atividade física para crianças de 0 a 4 anos de idade ajuda na manutenção do peso da criança, aperfeiçoa as habilidades motoras, o aprendizado e a atenção, controla a pressão arterial e a resistência à insulina, fortalece a composição óssea, além de promover maior disposição e felicidade.

Se você é o/a responsável pelas atividades diárias de uma criança em idade pré-escolar, saiba:

Elas devem se exercitar diariamente. O tempo diário recomendado é maior comparado às crianças em idade escolar e aos adultos. O que muda é o tipo de atividade física e a intensidade do exercício, que varia conforme a idade da criança. A recomendação atual é de 180 minutos ou pelo 3 horas durante o dia em atividades que variam de acordo com sua faixa etária:

  • 1 ano: brincar ou rolar no chão, engatinhar , brincar com bolas ou outros brinquedos que sejam seguros para a idade. Deixar a criança explorar o ambiente e para isso promover um lugar seguro, sob supervisão de adultos ou educadores;
  • 1 - 4 anos: promover atividades que estimulam o movimento, como o caminhar, subir escadas, dançar, rastejar; brincar em lugares abertos para que se incentive o caminhar, o correr, subir obstáculos, pular.

Todos nós precisamos ser mais ativos em todas as idades.  Vamos dar o exemplo aos nossos pequenos!


PUBLICADO EM: 01/06/2015

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