Lolly Baby

Empresa
Blog
Produtos
Onde comprar
Trabalhe Conosco
Contato
Home > Blog > Montando uma mini-horta

Montando uma mini-horta



Montando uma mini-horta

Hoje é o dia da natureza e ensinar as crianças desde cedo a respeitar o meio ambiente é um grande diferencial para as suas vidas. Pequenos que sabem dar valor à natureza são mais respeitosos com o planeta, com o próximo, e conseguem ponderar o real valor da vida.

 

Por isso, hoje iremos ensinar a montar uma mini-horta em casa!

 

Mesmo em espaços pequenos, é possível criar e cultivar plantinhas que poderão servir como ingredientes em diversas preparações na cozinha. Ter uma mini-horta traz diversas funções e vantagens:

 

  • abre um leque de conteúdo e ensinamentos que podemos passar para as crianças, desde a concepção do miniprojeto até o cultivo e manutenção.
  • é uma maneira criativa de decorar e reaproveitar embalagens.
  • as hortaliças são caseiras e saudáveis, podendo ser orgânicas e fazer parte da refeição dos pequenos.
  • desperta o interesse dos baixinhos em diversas questões relacionadas à natureza, organização, cuidados, rotina, disciplina, criatividade, habilidades manuais, entre outras.

 

Para iniciar o projeto na sua casa, é preciso considerar qual espaço a mini-horta ocupará e se há luz solar suficiente para o crescimento das plantinhas.

Depois, é importante adaptar as plantas ao espaço disponível: pouco espaço, plantas menores, mais espaço, plantas maiores.

A maioria das hortaliças podem ser cultivadas a partir de sementes, fáceis de serem encontradas no mercado. Algumas variedades podem ser germinadas inicialmente em um chumaço de algodão e outras em terra mesmo.

É importante que o recipiente onde a plantinha for crescer possua um dreno para a água. E a manutenção consiste basicamente em manter a terra úmida, mas não demais. Para cada planta, há instruções nas embalagens sobre a rega.

Iniciaremos o plantio dentro da casquinha do ovo. Mãos à obra!

Com cuidado, quebre a parte de cima do ovo e esvazie-o. A clara e a gema podem ser usadas para alguma receita. Já a casca deve ser limpa, por dentro e por fora, e colocada em uma panela para ferver por alguns minutos.

Com um objeto pontiagudo, faça um pequeno furo na base da casca. É por esse buraquinho que a água usada para regar sua plantinha irá escorrer, evitando que ela se afogue.

Depois, é só colocar a casca no suporte para ovos, preenchê-la com terra úmida e plantar as sementes que quiser. Quando a plantinha começar a crescer, basta transplantá-la para um vasinho ou jardim e, de quebra, usar a casca do ovo como adubo para a terra.

O processo é super simples e não precisa ser nenhum jardineiro para dar conta do recado. As crianças vão amar!

 

 



PUBLICADO EM: 04/10/2016

Avenida Dr. Sebastião Armelin, 690
Bairro Corte Preto - Capivari - SP
CEP 13360-000
Telefone: (19) 3492-8270 sac@lollybaby.com.br
Área restrita
Login


© 2016 Lolly. Todos os direitos reservados.