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Brinquedo mais apropriado para as idades



Brinquedo mais apropriado para as idades

• Do nascimento até 1 mês e ½

O bebê ainda não consegue segurar objetos intencionalmente, somente por reflexos. Nesta fase é importante estimular os sentidos cantando, abraçando e acariciando o bebê. Não há melhor brinquedo! Exagere nas fisionomias pertinho do rosto da criança. Demonstre alegria e satisfação. Toque! Acaricie! Acalante!

 

• De 2 a 4 meses

Nesta fase o bebê passa de um estado de quase inércia para as primeiras reações intencionais. Ele se diverte quando é levado ao alto e gosta, ainda, de fixar o olhar em objetos atraentes e coloridos.

- Brinquedos com texturas e formatos de fácil manipulação.

- Móbiles.

- Brinquedos que emitam sons (com guizos em seu interior, por exemplo).

 

• De 5 a 7 meses

O bebê já consegue ficar mais tempo fixando o olhar em um objeto. Volta-se para a direção de onde escuta algum som. O bebê já é capaz de emitir alguns ruídos com o intuito de chamar atenção. Aos 7 meses já atende se for chamado pelo nome. Nessa fase  começa a se reconhecer separadamente dos pais, mas ainda não tem uma imagem corporal completa. Por isso é importante espelhos por toda parte, para que progressivamente reconheça sua imagem e comece a reconhecer o “eu”.   Espelhos são importantíssimos para a construção da identidade.

- Tapetes de atividades com sons e espelhos.

- Brinquedos que emitam sons.

 

• De 8 a 10 meses

A criança já pode interagir com jogos simples e buscar por algum objeto que a atraia. Gosta de bichinhos de pelúcia e bonecos. Livros plásticos para o banho também são uma ótima pedida. Tudo muito colorido.

- Livrinhos de banho.

- Jogos de interação que emitem sons ao se apertar algum botão.

- Bichos de pelúcia e bonecos (exceto quando a criança tem alergia aos de pelúcia) .

 

• De 11 meses a 1 ano

A linguagem está em pleno desenvolvimento. Já consegue se concentrar por um pequeno período de tempo ouvindo uma história. Repete os sons que escuta. Gosta de reproduzir as palavras que aprendeu com o telefone ao ouvido, mesmo que por meio de balbucios ou entonações. Quando consegue se equilibrar bem, a bola também é um elemento inseparável.

- Livros com grandes figuras e pouco texto que retratem objetos de seu dia a dia: mamãe,  papai, carro, mamadeira etc.

- Livros com fotos ou desenhos de bichinhos e de pessoas conhecidas (inclusive do bebê).

- Bolas.

 

• De 1 ano a 1 ano e ½

Imita sons e reconhece objetos. Adora brincar de espalhar e guardar tudo, claro que a seu modo.

- Caixote com objetos de formas geométricas. Cubos, círculos e triângulos de plástico ou feltro.

- Potes e tampas.

- Panelinhas.

- Caixas organizadoras para auxiliar na classificação dos brinquedos.

 

• De 1 ano e ½  a 2 anos

A criança já reconhece algumas cores e formas. Sabe procurar e encontrar objetos que guardou. Gosta de brinquedos que possa empurrar, puxar, encaixar e explorar com os dedos. Adora tentar descobrir como as coisas funcionam.

- Brinquedos de montar.

- Bichinhos de plástico.

- Cubos com formas vazadas para encaixar peças similares.

- Carrinhos e caminhões.

- Chaves.

 

Dos 2 aos 7 anos, a criança passa ao estágio pré-operatório, fase em que, via de regra, as crianças começam a frequentar a educação infantil. A criança acha (na verdade, tem certeza) de que é o centro do universo, é a fase do egocentrismo, tudo o que acontece ela acredita que é em função dela. As ações são irreversíveis. O raciocínio lógico ainda está em desenvolvimento. Ela não compreende as transformações, mesmo que ocorram na sua frente. A criança pode ver a mãe ou a professora colocar um fantoche de lobo em sua mão, mas a partir do momento em que o lobo veste a mão, imediatamente ganha vida. Aos poucos a criança se desenvolve, se socializa, aprende o prazer de brincar com o outro e com isso seus interesses também vão se modificando.

 

• De 2 anos a 2 anos ½

Após os 2 anos a criança começa a descobrir o prazer de brincar com o outro. O egocentrismo começa a sair de cena e a socialização mais intensa começa a fazer parte de seu cotidiano. Até os 2 anos e ½ a criança assimila centenas de palavras em pouco tempo. Já é capaz de construir frases simples completas. Reconhece cores e formas. Compreende perfeitamente o significado da palavra “NÃO”. Classifica formas, cores e espessuras.

- Blocos lógicos – encontrados em lojas de brinquedos educativos. Possui quadrados, círculos, triângulos e retângulos nas cores primárias, com diferentes tamanhos e espessuras. Por meio de sua exploração, a criança aprende a classificar e evoluir em seu raciocínio abstrato analisando e comparando critérios.

- Blocos de madeira com diferentes formas e tamanhos para fazer torres e pequenas construções.

- Fantoches.

 

• 3 anos

Nesta fase, papais e mamães precisam ter bastante disponibilidade para responder a todos os questionamentos da criança - Como? Quando? E a preferida: Por quê? – Apesar da linguagem ainda estar em desenvolvimento, seu vocabulário já é bastante extenso. Consegue se comunicar com perfeição. Sua coordenação fina está mais segura. É nesta fase que a lateralidade (destra ou canhota) normalmente se define.

- Cubos de tecido, com diferentes estímulos em cada um de seus lados, como zíperes, botões e ganchos para abrir e fechar.

- Cubos com tamanhos decrescentes e que se encaixam um dentro do outro, para serem empilhados.

 

• 4 anos

Agora, a criança apresenta maior coordenação global e consequentemente, coordenação fina. Começa a se interessar por brincadeiras coletivas e demonstra maior equilíbrio.

- Jogos em equipe com uso de bolas, arcos, cordas e bastões.

- Bicicleta.

- Trabalhos manuais, com tesoura de ponta redonda e sob supervisão de adultos.

 

• 5 anos

Destreza e motricidade já estão bem definidas. Descobre a satisfação em tentar resultados diferentes e conseguir realizar trabalhos esteticamente bonitos. A gama de opções cresce bastante. Torna-se mais sociável, descobrindo o prazer de brincar em grupo.

- Modelagem em massinha, argila ou gesso.

- Canetas e caderno de desenho.

- Quebra-cabeças.

- Pular corda. 

- Jogos coletivos com regras e objetivos mais elaborados.



PUBLICADO EM: 08/11/2016

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