Lolly Baby

Empresa
Blog
Produtos
Onde comprar
Trabalhe Conosco
Contato
Home > Blog > Jogos de relaxamento

Jogos de relaxamento



Jogos de relaxamento

Na rotina cada vez mais atribulada dos pais, é comum transferir para a vida das crianças o excesso de informações que é praticamente inevitável na vida adulta.

Para facilitar a vida dos pais que querem proporcionar momentos de silêncio e tranquilidade para os pequenos, mas nem sempre sabem qual é a melhor maneira de colocar esse objetivo em prática, o site ‘A mente é maravilhosa’ publicou uma lista de jogos de relaxamento para ajudar a criar pequenos espaços de paz e autoconhecimento na rotina dos pequenos e contribuir para a formação de crianças emocionalmente fortes e preparadas.

 

 

Compartilhamos alguns para inspirar pais, mães, professores e cuidadores:

 

1. Soprar a vela!

Este jogo consiste em aprender a respirar de maneira profunda, ou seja, tomando ar pelo nariz, inflando a barriga, e expulsando aos poucos o ar enquanto sopramos a vela com intenção de apagá-la. Assim que a criança compreende as instruções, pedimos para ela se sentar em uma cadeira a dois metros da vela, que estará acesa em cima de uma mesa.

Ela não pode se levantar nem se inclinar, por isso esperamos que ela não consiga apagar a vela. Assim, aproximamos cerca de meio metro a cadeira da mesa. Iremos aproximar a cadeira de forma progressiva até que a criança consiga apagar a vela. Dessa forma, teremos um jogo de uns cinco minutos em que a criança irá adquirir a habilidade de respirar fundo.

 

As práticas mais comuns do corpo podem virar uma brincadeira cheia de benefícios, como aprender a respirar corretamente.

 

 

2. O jogo do balão

A técnica do balão é um jogo maravilhoso que nos ajuda a praticar o relaxamento através de uma respiração correta. Vamos precisar apenas de um espaço amplo e balões coloridos. A ideia é encher um balão até ele explodir, depois encher outro e expulsar o ar lentamente manipulando a boca do balão.

Depois, pediremos para as crianças fecharem os olhos e imaginarem que estão se transformando em balões enquanto inspiram. Em seguida, pediremos que elas expulsem o ar lentamente, como se fossem balões.

 

Depois de fazer isso, pediremos às crianças que nos contem situações nas quais se sentem como balões, situações em que elas não conseguem suportar ou tolerar algo. Então, pediremos que expliquem como resolveram isso e conversaremos sobre alternativas que as ajudem a tomar consciência dessas situações.

 

 

3. O jogo da semente

Com uma música de fundo relaxante e luz fraca, simbolizaremos o crescimento de uma árvore. Começaremos por colocar os joelhos no chão, inclinar a cabeça e estender os braços para a frente, como se fôssemos gatos se espreguiçando.

Somos uma semente que, ao som da música, vai crescendo e se transformando em uma árvore grande com belos galhos, que serão nossos braços estendidos para cima quando estivermos de pé. Este exercício é ideal para fazer com eles à noite, antes de irem para a cama.

 



PUBLICADO EM: 14/03/2017

Avenida Dr. Sebastião Armelin, 690
Bairro Corte Preto - Capivari - SP
CEP 13360-000
Telefone: (19) 3492-8270 sac@lollybaby.com.br
Área restrita
Login


© 2016 Lolly. Todos os direitos reservados.