Lolly Baby

Empresa
Blog
Produtos
Onde comprar
Trabalhe Conosco
Contato
Home > Blog > Alergia em crianças

Alergia em crianças



Alergia em crianças

A alergia é uma reação imunológica a alguma substância que tenha entrado em contato com o corpo - inalada, ingerida ou simplesmente tocada.

A tendência a ser alérgico normalmente é hereditária, mas os tipos de alergia entre pessoas da mesma família podem ser bem diferentes. Um filho pode ter asma e outro, rinite alérgica.

O aleitamento materno exclusivo nos primeiros seis meses de vida ajuda a reduzir o risco de alergia na infância.

 

É fácil distinguir se a criança tem alergia?

Não é tão fácil detectar uma alergia. Não é incomum, por exemplo, que bebês apresentem algum chiado no peito quando têm uma infecção respiratória nas vias aéreas superiores. Não é obrigatoriamente um sinal de alergia, e boa parte das crianças que apresentam algum chiado no peito durante processos virais como resfriados vai deixando aos poucos de ter o sintoma, à medida que crescem.

Se o chiado continuar aparecendo, mesmo sem resfriado, e se permanecer depois que ela tiver 3 anos, existe a possibilidade de alergia, e pode valer a pena fazer um diário com todas as atividades e alimentações da criança para que o médico identifique se há algo causando o problema.

Se seu filho estiver com dificuldade de respirar, ficar ofegante, parecer desorientado, ficar com o coração disparado, com a pele arroxeada ou pálido e gelado, procure ajuda médica imediatamente.

 

É alergia ou resfriado? Como distinguir?

Os sintomas da rinite alérgica são muito parecidos com os do resfriado: nariz escorrendo, olhos lacrimejando, tosse, congestão nasal, espirros. Responda às seguintes perguntas:

Parece que seu filho está permanentemente resfriado? Resfriados melhoram em até dez dias, alergias não.

O nariz do seu filho está sempre entupido ou escorrendo?

Ele fica constantemente com a mão no nariz, coçando, limpando ou esfregando?

O catarro que sai do nariz é claro e líquido (e não verde ou amarelo e grosso)?

Ele espirra muito?

Ele fica com os olhos coçando, vermelhos e lacrimejantes?

Ele respira pela boca?

Ele tem uma tosse seca?

Ele tem irritações na pele?

Se você respondeu sim a uma ou mais perguntas, há uma boa chance de seu filho ser alérgico a alguma coisa no ambiente.

 

Há alguma época do ano mais propensa a alergias?

Os sintomas podem aparecer em qualquer época. As alergias a fungo costumam aparecer nos meses mais frios, e às vezes é difícil distingui-las do resfriado (leia acima). Alergias a pólen são mais frequentes na primavera e no outono.

Quando a congestão nasal e a irritação das mucosas dura todo o ano, em especial de manhã, é mais provável que a alergia seja provocada por ácaros (presentes na poeira doméstica) ou por animais de estimação.

 

Qual é o tratamento para alergias?

O tratamento com medicamentos é feito com anti-histamínicos e corticosteróides, sempre sob orientação médica, mas o modo mais simples de acabar com a alergia é eliminar o agente causador. Entre os alérgenos em potencial estão a fumaça de cigarro, travesseiros de pena, perfume, pelo de animais e cobertores de lã e qualquer objeto que retenha a poeira doméstica.

Evite também manter bichos de pelúcia, um criadouro de ácaros, no quarto do seu filho, e lave com frequência aqueles de que ele mais gostar.

É impossível eliminar completamente a poeira, mas medidas simples podem ajudar. São elas:

  • abrir sempre as janelas,
  • evitar carpetes e tapetes,
  • lavar os lençóis com frequência (se possível, com água quente),
  • fazer a limpeza com pano úmido, em vez de usar vassoura ou aspirador de pó (a não ser aspiradores de pó com filtro especial, chamado "hepa", que não espalha a poeira),
  • usar roupas de cama antiácaro,
  • limpar o ambiente com substâncias antiácaro.

 

 

 

 

 

 



PUBLICADO EM: 09/05/2017

Avenida Dr. Sebastião Armelin, 690
Bairro Corte Preto - Capivari - SP
CEP 13360-000
Telefone: (19) 3492-8270 sac@lollybaby.com.br
Área restrita
Login


© 2016 Lolly. Todos os direitos reservados.