Lolly Baby

Empresa
Blog
Produtos
Onde comprar
Trabalhe Conosco
Contato
Home > Blog > Gravidez

Gravidez



Gravidez

Para os médicos, a gravidez dura em média 40 semanas. Mas 40 semanas a partir de quando?

 

Como na maioria das vezes não dá para saber exatamente em que dia aconteceu o encontro entre o óvulo e o espermatozoide, os médicos resolveram começar a contagem sempre a partir do primeiro dia da última menstruação.

 

É claro que você não engravidou no primeiro dia da última menstruação. Mas é a partir desse dia que começa a contagem de semanas.

Como a ovulação acontece mais ou menos duas semanas depois do começo da menstruação, na prática as 40 semanas "oficiais" são na verdade 38 semanas a partir do dia em que o bebê foi gerado.

Só que a contagem oficial dos médicos, começa antes mesmo de você engravidar. É esquisito, mas é assim que o padrão foi estabelecido.

Caso você saiba direitinho o dia do começo da sua última menstruação, vcê pode calcular direitinho quando as 40 semanas terminam, ou seja, qual é a data prevista para o parto.

Mas se você não sabe a data, a solução é fazer um ultrassom, pois no exame dá para medir o tamanho do embrião (ou do saco gestacional).

Essas medidas darão uma boa ideia ao médico de há quanto tempo a gravidez começou.

 

É importante saber que as medidas da ultrassonografia são mais precisas quanto mais cedo o exame for feito.

Nas primeiras semanas (até a  12ª), todos os bebês têm tamanhos muito parecidos entre si. Com o ultrassom, o médico dará a você uma data prevista para o parto.

A partir daí, a cada novo ultrassom que você fizer, pode aparecer uma data prevista diferente para o parto. Lembre-se que a mais confiável sempre será a que você obteve primeiro.

A partir de 13 semanas, as diferenças genéticas fazem com que os bebês cresçam em ritmos diferentes. É por isso que uns nascem com 4 kg e outros com 2,5 kg, com o mesmo número de semanas (e perfeitamente normais).

 

Dica: Se você não sabe a data da última menstruação (também chamada de DUM), e só sabe a data prevista para o parto pelo ultrassom, volte 40 semanas a partir desse dia no calendário para conseguir uma DUM "artificial".

 

Ela pode ser útil na hora de fazer exames, por exemplo, quando o laboratório pede essa informação.

 

Já sei a data prevista para o parto, mas o que isso quer dizer?

A data prevista (ou estimada) para o parto é o dia em que se completam as 40 semanas, mas tecnicamente a gravidez pode ir até 42 semanas.

A partir de 37 semanas completas, o bebê já não será mais considerado prematuro, se nascer. Mas o ideal é que fique na barriga, acumulando gordura e se fortalecendo, até pelo menos 39 semanas completas.

Os bebês não marcam hora para nascer, por isso a partir das 37 semanas você deve ficar de prontidão para ver se tem sinais de trabalho de parto.

Não há problema nenhum em o bebê nascer depois das 40 semanas.

 

Por que se fala tanto em trimestre na gravidez?

Para facilitar, os médicos dividem a gravidez em três trimestres, que têm características diferentes.

Como a contagem é em semanas, e não em meses, a divisão fica assim:

Primeiro trimestre: até o fim da 12ª semana de gravidez. É a fase do começo da gestação, do sono, dos enjoos...

Segundo trimestre: do início da  13ª semana até o fim da 28ª. Uma fase que costuma ser ótima, boa para fazer compras, investir na vida sexual e até viajar.

 

Terceiro trimestre: a partir da 29ª semana de gravidez. É quando a mulher fica mais inchada e pesada.



PUBLICADO EM: 23/05/2017

Avenida Dr. Sebastião Armelin, 690
Bairro Corte Preto - Capivari - SP
CEP 13360-000
Telefone: (19) 3492-8270 sac@lollybaby.com.br
Área restrita
Login


© 2016 Lolly. Todos os direitos reservados.